
O cenário para as próximas eleições de Deputado Estadual em Cidade Ocidental é cada vez mais claro, e com pouco mais de um ano para o pleito, como sempre, os políticos locais tendem a se movimentar no xadrez político. Porém, um nome se destaca a cada dia que passa, o do atual deputado reeleito Wilde Cambão, que apesar de não ser da cidade, tem força e representatividade como se fosse.
Para 2026, seu crescimento é evidente na cidade, e sua briga por votos deve se concentrar no duelo contra o ex-prefeito da cidade, Fábio Correia, que ainda tem sua candidatura ameaçada devido a supostas ligações com operações policiais, que são investigadas na cidade, a "Ypervoli", da Polícia Federal e a "Pacto Sistêmico", da Polícia Civil de Goiás (PCGO).
Cambão atualmente tem apoio quase um terço dos vereadores, enquanto o ex-prefeito conta com o apoio de quatro deles. Apenas um vereador não é diretamente ligado a um deles nos bastidores da política local. O atual deputado tem demonstrado sua vontade de ajudar a cidade com diversas verbas para as melhorias locais, e além disso, tem apoio de secretários e do atual vice-prefeito, Rony Gás. Fábio Correia ainda tem sim uma parte do grupo outrora conquistado, mas a força já não é a mesma, como em 2022, onde tinha um apoio muito grande da cidade, mas por motivos "talvez" desconhecidos, preferiu não sair candidato.
Fábio Correia tem ficado mais escondido, principalmente após a segunda operação, e só reapareceu recentemente, no lançamento da fusão entre PP e União Brasil para as próximas eleições, em uma demonstração que deve se manter com o grupo e tentar ser candidato por ele. A grande questão do momento é, o número de vagas por partido não deverá aumentar, e Fábio Correia, que já não é considerado uma das grandes forças políticas do entorno e perdeu apoio até mesmo dentro da cidade, conseguirá lugar ao sol com apenas metade das vagas provavelmente ficando com o PP?
Será que veremos um embate para conquistar o grupo da atual gestão entre os dois? será que veremos um "dar o braço a torcer" de Fábio e uma possível união de ambos? O Xadrez tem se movimentado em Cidade Ocidental, mas ainda estamos longe de ver um cheque mate...
COLUNA POLÍTICA | POR RÔMULO MAIA