RÁDIO CIDADE | A rádio online do Entorno sul de Brasília

Da periferia de Valparaíso para o mundo; Palmeiras acerta venda de Endrick para o Real Madrid.

O Palmeiras acertou nesta quinta-feira a venda de Endrick para o Real Madrid. A operação deve ser oficializada pelos clubes por um valor de cerca de 70 milhões de euros (cerca de R$ 393 milhões na cotação atual).

O Verdão receberá 60 milhões de euros (cerca de R$ 337 milhões). O restante da operação, relativo a impostos, será pago pelo clube espanhol.

Do valor a que o Palmeiras tem direito, a maior parte é fixa, mas há uma parcela variável de bônus por desempenho do jogador.

Por causa da idade, ele só poderá se transferir para o Real Madrid depois de fazer 18 anos, o que ocorrerá em julho de 2024. Até lá, o atacante seguirá como atleta do Palmeiras.

Procurado, o Verdão afirmou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Avaliado como uma das principais revelações do futebol brasileiro dos últimos anos, Endrick despertou interesse de grandes da Europa nos últimos meses. Além do Real Madrid, Chelsea, PSG e Barcelona também procuraram o Verdão e o estafe do atleta.

A multa rescisória do contrato assinado em julho deste ano estava estipulada em 60 milhões de euros para clubes do exterior. O Verdão é dono de 70% dos direitos econômicos e negociou uma participação maior na operação – o restante pertence ao atleta.

Promovido ao elenco profissional durante a temporada, o atacante de apenas 16 anos fez sete jogos pelo time comandado por Abel Ferreira e marcou três gols. Dois deles na vitória por 3 a 1 contra o Athletico-PR, a última antes da confirmação do título do Campeonato Brasileiro.

Endrick atua pelo Palmeiras desde a categoria sub-11. Com destaque e muitos gols na base, o jovem chama a atenção no clube há muito tempo, tanto que sempre pulou etapas no processo de formação. Em 2020, ainda com 14 anos, foi integrado ao time sub-17.

Depois, com 15 anos, foi campeão, craque e autor do gol mais bonito da Copa São Paulo, em janeiro deste ano, meses antes de brilhar com a seleção brasileira sub-17 em um torneio na França e de vencer a Copa do Brasil da categoria.

A tendência é que Endrick inicie a temporada de 2023 como titular do time de Abel Ferreira e formando quarteto ofensivo com Raphael Veiga, Rony e Dudu. Até por isso que a diretoria alviverde quer a liberação do jovem da convocação para a seleção brasileira sub-20 que vai disputar o Sul-Americano em janeiro.

A reapresentação do elenco do Palmeiras está marcada para o dia 2, na Academia de Futebol.

Portal TV Cidade - notícias de Goiás e Brasília

Página Anterior Próxima página