Diego Sorgatto se fortalece como principal nome do Entorno para majoritária Estadual com Daniel Vilela.

O prefeito reeleito de Luziânia, Diego Sorgatto, desponta como um dos principais nomes do Entorno Sul para compor a chapa majoritária com o atual vice-governador, Daniel Vilela, seja para esse mesmo cargo que hoje ele ocupa, como também ou até mesmo em busca de uma vaga no senado federal, que nas próximas eleições terá dois nomes eleitos.


Apesar de ser uma das “forças motrizes” do estado, o Entorno Sul nunca teve prioridade em um cargo de maior escala nas últimas gestões. Atualmente, o entorno conta com mais de 700 mil eleitores, cerca de 15% dos eleitores de Goiás.


História política


Diego tem apenas 34 anos de idade, mas uma longa e bonita histórica no legislativo e executivo de Luziânia. Com apenas 17 anos disputou e venceu a sua primeira eleição, para vereador, e se tornou o mais jovem da história da cidade e também de todo o estado. Em seu último ano de mandato foi eleito por unanimidade o presidente da Câmara. Ele também foi secretário de Esporte e Lazer, além de gerir as pastas de Cultura e Juventude, e também ser administrador do Jardim Ingá. 


Ainda jovem, com apenas 24 anos, quebrou mais um recorde, ao se tornar o deputado mais jovem a ser eleito para a Assembleia Legislativa de Goiás, com 32.162 votos, em 2012, se reelegendo quatro anos depois com uma votação ainda maior, 41.362 votos. 


Em 2020 se candidatou pela primeira vez ao cargo de prefeito, e já alcançou a vitória, com quase 50 mil votos, 57% do eleitorado na época. Seu trabalho de excelência ficou comprovado nesse ano, após ele se reeleger com 75,32% dos votos válidos, exatamente 72.478 votos, a maior votação na história do município, também em relação a percentual de votantes. 


Perfil


Diego Sorgatto sempre demonstrou excelente habilidade política para articulação, foi assim que conseguiu fazer um bom trabalho tanto em Luziânia como no estado, com centenas de obras e recursos conquistados para diversas cidades.


Diego não só faz parte da gestão como também é do mesmo partido do atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e sempre foi um defensor da sua gestão. Outro forte aliado é o deputado federal Célio Silveira, uma das referências políticas no Entorno, e que é filiado ao MDB, mesmo partido onde está Daniel Vilela.


Articulações 


Lideranças políticas do Entorno do Distrito Federal tentam se articular para garantir que o local tenha mais voz com a próxima gestão, e dessa vez diretamente, com a vaga de candidato a vice-governador ou pelo menos uma vaga para tentar o Senado.


Diego surge como a principal voz dentre as lideranças pela proximidade com as principais lideranças dos partidos envolvidos, e também por ser um exímio articulador e detentor de uma carreira de se invejar em Luziânia (nem mesmo a oposição consegue criticar diretamente o atual gestor).

Em 2022 Ronaldo Caiado teve muito o que agradecer ao Entorno na votação, afinal, obteve por aqui mais de 70% dos votos, o que foi fundamental para que ele fosse eleito já no primeiro turno, e isso pode pesar a favor de Sorgatto.

@tvcidade.oficial, conectando à comunidade ao que realmente importa!

Página Anterior Próxima página